quinta-feira, dezembro 10, 2020

 

Pandemia, não penses que me tiras a oração contemplativa!


Do que sinto mais falta nesta pandemia é de poder ir, sem qualquer problema, a uma capela num hospital. Muitas vezes nem 5 minutos lá podia ficar por causa do trabalho, mas bastava chegar, olhar para Jesus, escutar aquele silêncio… Hoje já não consigo, mas também tem sido uma grande aprendizagem.

Para quem não sabe, a oração que mais me completa e que me acalma mais rapidamente a “panela de pressão prestes a explodir” é a Adoração ao Santíssimo. Regra geral, não falo muito. Fico ali quietinha, a contemplá-Lo, a escutar o silêncio, a fazer-Lhe companhia… Como na pandemia não tem sido possível, aprendi algo precioso: essa contemplação em qualquer local que me encontre.

Ainda tenho muito que aprender com esta oração contemplativa de Jesus na Eucaristia, mas o que tenho conseguido tem sido maravilhoso. Obviamente, Ele está sempre connosco, mas habituei-me a essa contemplação mais in loco. Cá fora gostava muito de contemplar o canto dos passarinhos, as flores, o sorriso da criança, etc., como momentos de paz e amor que Jesus me proporcionava. Mas faltava-me este Jesus Escondido - como diziam os Pastorinhos – em qualquer lugar, escutando na mesmo o silêncio no meio do barulho.

Com isto não estou a dizer que não devemos ir à capela/igreja. Apenas estou a dizer como descobri esta janela que Deus me deu quando me fecharam uma porta. Como Ele nos continua a dizer: “

“Mas chega a hora - e é já - em que os verdadeiros adoradores hão de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são assim os adoradores que o Pai pretende. Deus é espírito; por isso, os que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade.” Jo 4, 23-24 

PS: Na pandemia surgiram canais no Youtube de Adoração 24h/dia: (1951) ADORAÇÃO AO SANTÍSSIMO SACRAMENTO AO VIVO - YouTube

Sem comentários: