sábado, novembro 14, 2020

 

E na Política somos o rosto de Cristo?


Sempre me incomodou a mistura entre política e Deus. As eleições dos EUA são um bom exemplo de como esta mistura leva a muita injustiça, chegando mesmo a afastar muitas pessoas de Deus. E porquê? Porque muitos de nós, cristãos, perdemos uma das características da sabedoria de Deus: a imparcialidade. 

Já em Tg 3,17 se diz: “Mas a sabedoria que vem do alto é, em primeiro lugar, pura; depois, é pacífica, indulgente, dócil, cheia de misericórdia e de bons frutos, IMPARCIAL, sem hipocrisia...”

A única Bíblia que muitas pessoas leem é a nossa vida e, por isso, temos que ter cuidado quando defendemos certas pessoas ou coisas em política. Dou o exemplo de Trump e de Biden. É verdade que Trump é contra o aborto, ao contrário de Biden. Mas quando se defende Trump – e a pessoa é livre disso, claro – não nos podemos deixar de sentir incomodados e revoltados com medidas que foram tomadas ao longo destes últimos 4 anos e que não são nada, mas nada cristãs, tais como: afastar de forma cruel e violenta pais e filhos imigrantes, incitar muitas pessoas ao ódio, favorecer grupos xenófobos e racistas, ter comportamentos que levaram ao contágio e morte de muitos norte-americanos, etc.

Com isto não quero defender nenhum destes dois políticos, apenas quero dizer que, independentemente da nossa escolha partidária, como cristãos devemos mostrar indignação perante todas as ameaças à vida humana, quer esta ainda esteja a desenvolver-se no ventre da mãe quer ela já esteja cá fora à mercê de muitas injustiças e horrores. Mesmo quando é o nosso partido (ou candidato), não nos podemos calar perante certas injustiças e atrocidades. Lembremo-nos que Jesus está em cada irmã(o) que chora e que é alvo de atrocidades...

 

Sem comentários: