domingo, agosto 30, 2020

 

Não olhar apenas para os problemas...


“Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.Mt 16, 24 Nem sempre consegui compreender estas palavras de Jesus. Mas com os anos, e após muito sofrimento, entendi o que é isto de carregar a cruz e seguir Jesus.

Enquanto olhei apenas para os problemas, questionando vezes sem conta por que razão tinha de acontecer isto ou aquilo, nunca consegui ter paz. Mas, após muita oração, meditação e aprofundamento da Palavra de Deus e partilha com irmãos e irmãs na fé, percebi que a postura não pode ser essa.

Jesus é nosso modelo. Sempre! O que Ele fazia perante o sofrimento? Perdia tempo a questionar por que razão aquilo acontecia? Não. Refugiava-se na oração, continuava a amar e a ajudar os outros, dava força a quem estava fragilizado, entregava o Seu sofrimento – sendo o maior o que passou na cruz – para a salvação de cada um de nós... Sem execção. Ele morreu também pelo maior dos pecadores...

Quer queiramos quer não, o sofrimento é uma realidade neste mundo imperfeito. Lutar contra esta verdade de forma cega aumenta os nossos problemas e fragiliza-nos, tira-nos as poucas forças que já temos. Mas se aceitarmos a cruz e entregarmos cada pena e dor pela nossa conversão e a dos outros – mesmo quando procuramos a solução -, tudo será mais fácil. Mais: esta entrega deve ser para completar as chagas de Cristo (Cfr. Cl 1, 24) e para reparar os males cometidos contra o Sagrado Coração de Jesus e o Imaculado Coração de Maria.

Com isto, a dor provocada por uma doença vai diminuir? Se calhar não, mas vamos com certeza ter mais paz interior, a paz de Jesus, que nos vai dar outra força e outra alegria. E, o mais importante, é que sei com toda a certeza – mesmo quando não sinto nada – que Jesus e Maria me dão a mão em cada segundo de vida, ajudando-me a seguir em frente, a caminho da Vida Eterna, a verdadeira Vida.

 

PS: Falo aqui do sofrimento que inevitavelmente surge na vida  e que não pode ser logo resolvido – ou nunca o poderá ser - e não de uma atitude sadomasoquista, de infligir sofrimentos a nós próprios só para chamarmos a atenção dos outros. E, claro, devemos procurar a solução para o que nos leva a sofrer, mas, enquanto não o conseguirmos, sigamos o exemplo de Jesus.

Sem comentários: