quarta-feira, agosto 19, 2020

 

E se estivermos mais longe de Deus do que aqueles que se dizem ateus? 



A Palavra de Deus é clara: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer do Alto não pode ver o Reino de Deus.” (Cfr. Jo 3, 1-8) Mas o que é nascer de novo, do Alto? E quem precisa de nascer de novo? Estas questões têm-me ajudado na minha caminhada cristã. Chega a altura em que é preciso pedir a Jesus para nos tirar as escamas dos olhos e, com humildade e com plena confiança no amor e misericórdia de Jesus, pedir-Lhe para nos ajudar a deitar fora o homem/mulher velho (a) que há em nós.

A Palavra diz-nos que os mornos serão vomitados (Cfr. Ap 3, 16), mas infelizmente, muitas vezes somos nós esses mornos, que até vamos à Missa, ao Grupo de Oração, mas acabando sempre por sufocar a imagem de Deus em casa, no trabalho, entre amigos e vizinhos. 

Vou deixar, abaixo, links de pregações do carmelita Frei Gilson, que nos mostra, entre outras coisas, as características dos homens/mulheres cristãos, de Igreja, que são mornos. Vale a pena ouvir e meditar, assim como o que diz o Papa sobre santidade no mundo de hoje. Exemplos dessas características:

 - Participa no culto, mas em casa ou no trabalho impera a impaciência, a ira, a soberba, etc.

- Tem conhecimento de Deus, mas muito superficial. Não estuda a Palavra e apenas aceita algumas passagens. Adota inclusive valores contrários, misturando-os com os de Deus.

- Foge do trabalho na comunidade, reza apenas o essencial e sem ser de coração e preza muito a aparência e o “cargo” que tem na Igreja.

E, com humildade, se percebermos que somos mornos, o que vamos fazer? Desesperar? Jamais! Sem vergonha, coloquemos os nossos defeitos nas mãos de Jesus e peçamos para fazer de nós homens/mulheres novos. E relembremos, meditemos e ponhamos em práticas as Bem-Aventuranças (Mt 5, 1-12), que nos vão ajudar a ser mais cristãos e mais anunciadores da Palavra de Deus, quer seja em palavras e/ou obras. Recordemos que as Bem-Aventuranças passam, entre outras atitudes, pela pobreza de espírito – relativizar tudo e todos e evitar a idolatria -; mansidão; pureza de coração; misericórdia, fome e sede de justiça...

Pregações do Frei Gilson: 

https://www.youtube.com/watch?v=DVf4uDMLX3o 

https://www.youtube.com/watch?v=DVf4uDMLX3o&list=RDDVf4uDMLX3o&start_radio=1&t=656

Gaudete et Exsultate – Sobre a chamada à Santidade no mundo atual (Papa Francisco)

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html

Sem comentários: