sexta-feira, abril 13, 2018


A revolta contra Deus pode estar numa dor muito forte




Como cristãos nem sempre nos lembramos que pode haver uma razão muito forte para não se acreditar em Deus. Penso que seja importante estar atento e perceber a razão dessa não crença, porque podemos estar perante uma dor muito grande.  

Recordo-me de um colega de trabalho que meteu conversa comigo por causa da cruz de madeira que trago ao peito. Começou logo por me atacar: “Então és daquelas que acreditas naquelas ideias parvas de que existe Deus?” A maneira agressiva com que disse aquelas palavras deixou-me a pensar. Não lhe tinha dito nada, mal nos conhecíamos, porque estava a trabalhar nessa empresa há muito pouco tempo. Por que me estava a atacar?

Num misto de calma e de angústia de quem não sabe o que fazer, disse: “Sim, acredito em Jesus Cristo!” Nesse dia não me disse mais nada, mas como tivemos que sair em reportagem, ele acabou por falar novamente comigo por causa da cruz.

Tentei explicar como acho o exemplo de Jesus maravilhoso e como sou feliz assim. Nessa questão, ele concordou. Jesus é maravilhoso.

Mas a raiva com que ele falava continuava a fazer-me confusão e lembrei-me dos tempos em que andei afastada da Igreja, quando também eu a atacava por me sentir magoada com o mau exemplo de uma pessoa muito próxima. Tentando manter a calma, continuei a conversa, deixando claro que respeitava o que sentia.

E foi aí que ele me disse: “Pelo menos, não tentas impor nada!” E começou a contar que a sua maior dor e revolta contra Deus, a Igreja e a religião estava na morte injusta do pai. O pai tinha morrido de cancro, num enorme sofrimento, por causa da exposição a materiais cancerígenos no local de trabalho. E a pergunta que ele levava dentro dele há uns anos era: “Se Deus existe, porque permitiu que o meu pai, homem tão bom, morresse daquela maneira?”

Quis partilhar esta história para que cada um de nós tente ver mais além a razão da descrença de cada um. Admito que não foi fácil conversar com ele, pois estava sempre a atacar-me sem lhe ter feito nada. Senti-me muito insegura e perdida e era muito grande a vontade de gritar “Podes respeitar a minha crença?” e deixá-lo a falar sozinho.

Que Jesus o ajude, que ele encontre a Paz de Cristo no meio daquela dor e que o Espírito Santo fale por nós nestas situações!

Sem comentários: