quinta-feira, junho 22, 2017



O terço é chato? Se calhar não … ;)






Apesar de rezar o terço todos os dias, admito que nem sempre foi a oração que mais me preencheu... Tenho-o feito por amor e sei que se a Mãe o pediu é porque é um ponto muito importante na nossa caminhada para a vida eterna.

Mas sempre me senti mal por não sentir aquele gosto especial pelo terço. Como se faltasse algo…

Até que percebi, ao longo destes anos de caminhada, que precisava acrescentar algo mais aqueles momentos de oração. O quê? Num dia rezo o terço acompanhando as pessoas que o fazem pela TV ou pela rádio, noutras ofereço as interrupções do meu filho que não para de dizer “Mãe”, noutras entrego o senhor com ar cansado que está ao meu lado no Metro, a flor que vejo no jardim a caminho do trabalho, o silêncio que paira no ar no final do dia …

E desta forma estou a descobrir que o terço não é aquela oração rotineira, mas muitos “amo-te” a Maria e a Jesus.

E, claro, não me posso esquecer que é a Bíblia dos pobres. Antigamente, os mais pobres não sabiam ler nem escrever ou então não tinham acesso à Bíblia, daí que todos os dias tenhamos mistérios que nos levam a percorrer a vida de Jesus, com todos os Seus ensinamentos maravilhosos…

Pois é, o terço – visto, muitas vezes, como repetitivo e chato – é uma oração muito completa, viva, e que nos conduz sempre a Jesus. ;)


Termino com a principal oração:

 “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc 11,1)!

Sem comentários: