sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Deus está nas pequenas coisas e … no Metro!

Era hora de ponta. O Metro estava cheio e, como é habitual, a maioria das pessoas tem um ar cansado, pesaroso, próprio de quem trabalhou durante várias horas e tem de ir para casa trabalhar ainda mais. Cada uma daquelas pessoas tem um a história de vida, muito própria. E se há vidas bem difíceis …

No meio da correria e de tentar chegar depressa ao autocarro, um senhor toca, sem se aperceber (garanto-vos), com a mochila numa pessoa. Essa pessoa reage de imediato e começa a chamar nomes ao senhor, dizendo que o que ele merecia era um bom empurrão.

A cena pode parecer banal e normal. Aos olhos da sociedade em que vivemos, assim o é de facto. Mas e aos olhos de Deus? Como cristão, o que achas que Jesus faria naquele momento?

De certeza que olharia a pessoa com mais calma e perceberia que não reparou no que havia acontecido. Pensaria que foi só um toque, sem maldade, de um irmão cansado e com pressa para apanhar outro meio de transporte.

Deus está nas pequenas coisas. O senhor não se apercebeu de nada, mas Jesus viu tudo. Se somos mesmo seus amigos, não queremos que Ele se sinta mal com estas atitudes. Se O amamos de verdade, temos de olhar o mundo com os Seus olhos. Naquele momento, quem refilou só conseguiu duas coisas: enervar-se e perder a oportunidade de orar por aquela pessoa.

Não é fácil, mas vamos pedir a Jesus a graça de nos tirar as escamas dos olhos, para vermos melhor o nosso irmão e para perdoarmos como dizemos no Pai-Nosso, que rezamos, muitas vezes, a correr.

«Perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido …»

Oração:
Jesus, dá-nos a paz e a serenidade do Teu coração e do Teu olhar. Ajuda-nos a perdoar em todas as situações. Ajuda-nos a ver-Te nos outros, em qualquer circunstância, pois Tu também estás nestes momentos mais banais da nossa vida. Nestes momentos em que, em vez de refilarmos, podemos orar, ajudando o irmão e aumentando o nosso Amor por Ti. Na certeza de que nos vais ajudar, agradeço-Te esta graça que já nos estás a dar. Amén.