segunda-feira, novembro 15, 2010


Para além da nossa vida …


“Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia” Lc 1, 39

Maria acabara de receber o anúncio do Anjo Gabriel. Ia dar à luz o Salvador. A situação era delicada. Como havia de explicar a José o que tinha sucedido? Como havia de explicar à família? De certeza que seria condenada à morte por lapidação (lançamento de pedras até à morte). Apesar de tudo, Maria sabe que a sua prima ia ser mãe e em idade avançada. Precisava de ajuda. Resolveu então pôr-se a caminho, ou seja, fazer alguma coisa.

Já li e já meditei sobre este acontecimento várias vezes, mas nunca me canso de vislumbrar a entrega da Mãe naquele momento. Ela precisava de ajuda, tinha um problema que, aparentemente, não tinha um final feliz. Mas, mesmo assim, ajudou a prima.

E nós? Será que sabemos amar desta forma? Será que sabemos ter, pelo menos, um espacinho para amar e dar uma mão amiga a quem precisa de nós, mesmo quando os problemas nos cercam?

Afinal, quem não tem problemas complicados na vida? Todos. Uns de uma maneira, outros de outra. Mas isso não nos deve impedir de dar uma mão amiga. Uma mão amiga que pode ser um simples telefonema, um simples sorriso, uma visita, um e-mail, uma oração.

Centrarmo-nos apenas nos nossos problemas não nos leva a lado nenhum. É uma forte e doce tentação ficarmos a olhar apenas para o nosso problema, mas contra a tentação temos Jesus. Que esta entrega da Mãe nos leve a amar mais e melhor.

2 comentários:

LUAR DE SOL disse...

Parece de proposito. estava mesmo a precisar de pensar. Este teu pequeno pensamento, veio directo à minha necessidade , neste momento. Li, meditei, e na verdade fiquei melhor. Obrigado por teres falado comigo, indirectamente. Beijo em Cristo e Maria

Marlene Maravilha disse...

Ajudar aos outros é uma característica da minha vida, inclusive trabalho em Grupo de Visitacao de ajuda a outrem da minha igreja, aonde sou muito solicitada. É plantando coisas boas, com amor que se colhe coisas excelentes. Estive um pouco doentinha e as manifestacoes de carinho sao absurdamente grandes.
Que Deus seja mesmo louvado!!
Lindo texto!Devemos chamar a atencao dos outros para isso, o mundo ficaria muito melhor.
beijos e uma semana abencoada!