quarta-feira, julho 21, 2010

A Luz de Cristo quer chegar a todos





“Desde que vieram, o bairro ganhou luz e deixou de ser escuro!”. As palavras são de uma pessoa do bairro. No domingo celebrámos lá uma Missa. Mais uma vez fomos para o “quintal” de uma das senhoras e recebemos o Senhor com coisas bem simples. Os cânticos em crioulo e os passos de dança, antes da Proclamação da Palavra e no Ofertório, encheram-me de paz. Crianças e jovens, vestidas à africana, fizeram-me sentir aquele “cheirinho” tão agradável aos costumes africanos.

Aquela luz de que a D. Teresa falava era a luz de Cristo. Agradecia-nos por termos entrado num bairro desconhecido para levar o amor de Cristo. Agradecia-nos por nos dedicarmos ao bairro e por o termos descoberto. Nesse momento pensei como é importante fazer a ponte entre diferentes culturas e desmistificar a má imagem de quem sofre de exclusão social, sem fazer nada para que isso aconteça. De facto, na Missa também estavam pessoas convidadas que já foram ao bairro e que ganharam lá amigos. Abriram-se as portas do bairro … Não estão totalmente abertas, mas comparando com os primeiros tempos …

E naquele momento pensei: “Sim, é isto que Cristo quer.” Irmos ao encontro dos outros …. Cristo veio para todos e quer ajudar-nos em tudo na nossa vida. Jesus quer alimentar as pessoas que estão “no escuro” com a Sua Palavra, com carinho, com uma palavra de conforto, com explicações que ajudam a passar a Português e a Matemática … E quer que sejamos outros Cristo para fazermos tudo isto e muito mais.

Temos muito a tentação de que os gestos de amor têm de ser grandes e bem visíveis. Mas não tem de ser assim. Lembremo-nos de Cristo. Ele não fez apenas milagres que causavam espanto a muitas pessoas. Ele fazia milagres a cada momento ao falar com os excluídos da sociedade, como a mulher samaritana ou os leprosos. Não curava apenas o corpo. Curava sobretudo a alma doente de quem se vê “posto de parte”. Estes gestos de amor curam a alma e o corpo!

Não temos meios quase nenhuns, somos poucos a ajudar, temos de fazer uma grande “ginástica” para conjugar a missão do bairro com a missão do nosso dia-a-dia, cheio de responsabilidades e dificuldades. Há alturas em que é terrível ver que não conseguimos ajudar mais. Quantas vezes olho para as crianças e os jovens e sinto que não lhes conseguimos dar toda a ajuda de que necessitam para estudar … Mas aí, Cristo diz-me:” “Basta-te a minha graça, porque é na fraqueza que se revela, totalmente, a minha força.” 2Cor:12,9.

Então, assim seja. Que Cristo molde esta missão da maneira que achar melhor e que nos dê o Seu Espírito para discernirmos o caminho a seguir …


3 comentários:

Ailime disse...

Olá Maria João,
Que bom receber a visita de uma pessoa maravilhosa como tu!
Em relação ao teu testemunho, devo dizer que é assim que eu, embora já não sendo nova, concebo a Igreja.
Ir até aos locais onde é necessário levar a Palavra, levar o conforto, fazer sentir que todos são pessoas e que todos juntos poderemos fazer a Igreja maior!
Na minha Paróquia ainda não há um movimento como esse, mas se chegar a existir vou também oferecer-me, porque acho essa missão fascinante.
Precisamos tanto de missão no nosso País.
Deus te ajude e te acompanhe sempre com a Sua Luz.
Muitos beijinhos da
Ailime

Pe.T.C. disse...

Parabens pelo seu espaço.

joaquim disse...

Que belo testemunho Maria João!

Dou graças ao Senhor por chamar pessoas como tu ao seu serviço, servindo os outros.

Glória ao Senhor e parabéns a quem tão bem se disponibiliza servi-Lo.

Um abraço muito amigo em Cristo