quinta-feira, fevereiro 25, 2010

O mal mascarado de bem!

“A mim tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1 Co 6,12)

Não é uma questão de ser proibido por ser proibido, mas porque o Pai sabe o que é melhor para nós. Há imensa coisa que parece de Deus e não é. São os lobos que se vestem de cordeiro (Mt. 7,15) . Podemos andar por bem, à procura de uma vida com mais paz, mas a verdadeira paz é a de Cristo. Uma paz que não nos esconde a cruz do dia-a-dia e que nos ajuda a abraçá-la.

Falo como alguém que já experimentou algumas das coisas que estão na lista que escrevo em baixo e que sabe que há coisas que parecem inofensivas, mas que são um inferno ao longo do tempo … Foi uma fase da minha vida em que achava que podia moldar a mensagem de Cristo, apesar de não o admitir. Não tenho orgulho dessa fase, mas pelo menos que sirva para outros aprenderem com os meus erros. Este texto é meu, mas contou com a ajuda do Joaquim do Que É Verdade. Ele acrescentou partes importantes.

Tarot, numerologia, horóscopos, outras práticas de adivinhação, como pessoas que dizem trabalhar para o bem e que (dizem que) comunicam com mortos ou com santos, benzedeiras, espiritismos e reencarnações (lembremo-nos que se morre uma só vez Heb 9, 27).
Deus condena estas práticas na Bíblia (Dt 18, 10-12). Além disso, se confiamos em Deus, não precisamos prever o futuro. Aliás, o verdadeiro futuro só a Deus pertence.
E, apesar da boa aparência de certos “mestres/videntes” não nos esqueçamos da passagem da Bíblia que fala dos apóstolos que expulsaram um espírito de adivinhação de uma mulher que os perseguia e que até parecia ser boa e falar de Deus (Cfr Act 16, 14-18).

Reiki - Parece que só faz bem, mas é um engano. No reiki são invocadas energias e, claro, Satanás intromete-se. Por causa da ansiedade, pratiquei reiki na casa de uma senhora que tinha imagens de Cristo, Nossa Senhora, santos e que falava de Deus. Depois de falar com ela sobre a sua fé, disse-me que acreditava no deus energia e que as imagens eram usadas como amuletos. Atenção: esta prática parece maravilhosa, até um dia vermos que construímos a casa sobre a areia.


Meditação - Há meditação e meditação. Uma coisa é fazer exercícios para relaxar e controlar a ansiedade. Outra coisa é entrar na onda do "abstrair" e adoptar práticas de religiões politeístas.

Amuletos (até as imagens da Igreja são vistas muitas vezes desta forma, achando-se que se se perde a imagem ou o crucifixo nos vai acontecer mil e um problemas): Acham que Deus, que é Pai, nos deixava agarrados a objectos para nos dar vida e vida em abudância? (Jo 10, 10) Entre estes amuletos estão as pulseiras com o olho negro que se compram para o mau-olhado ou o terço do Ronaldo que se usa como enfeite.
As imagens são para nos levar a Deus e não para O “substituir”. As imagens não têm qualquer poder. Só Deus tem poder. Se colocamos poder nas imagens estamos a fazer como os Israelitas que adoravam o “bezerro de ouro” no deserto (Ex. 32, 1-9).

Os quizz do Facebook que falam de signos ou os pop-ups que aparecem no ecrã a dizer que nos lêem a sina ou como vamos morrer: A vontade de experimentar é grande, mas vale a pena? Parecem meras brincadeiras, mas na realidade estamos a contribuir para uma indústria ligada, na maioria das vezes, ao satanismo (que até tem associação!). Não podemos ter dois senhores! Em relação à morte: «Quanto àquele dia e àquela hora, ninguém o sabe: nem os anjos do Céu nem o Filho; só o Pai» (Mt 24, 36).

As mensagens de telemóvel ou o e-mails para se enviar a X pessoas, pedindo-se para não se quebrar a corrente (quantas vezes não usam até a Palavra de Deus e imagens de Jesus e Maria): Deus dá-nos correntes ou a liberdade do Espírito Santo?
Se assim fosse, Deus seria refém dos números, seria refém de fazermos bem as correntes ou não. Ora Deus é Deus e como tal Senhor de tudo, não pode ser “obrigado” a nada!


Bandas com letras para louvar a Satanás: estou a falar de rock satânico e não do rock normal. O problema é que há bandas bem conhecidas que passam despercebidas, porque muitas vezes não se presta atenção à letra. É o caso dos Moonspell que louvam a Satanás nas suas músicas. Aliás é público que são seguidores de Satanás e que são uma banda black metal, apesar de não se falar muito disso.
Muitas vezes estas bandas em concerto fazem os espectadores gritarem com eles determinadas palavras, que são normalmente invocações de anjos demoníacos. É preciso muito cuidado! Se quisermos reparar quase todos os indivíduos ligados a esse tipo de bandas morrem de forma trágica e violenta.

E a lista continuava! Até há desenhos animados a falar de magia negra … E tantas coisas, (pirâmides, cristais, pedras, figas, ferraduras, velas com incensos estranhos, etc.), que às vezes temos em casa e nem nos apercebemos de que para nada servem e são meras superstições, ou coisas que afinal julgamos que nos protegem, quando a nossa confiança deve estar sempre em Deus.

Não devemos viver obcecados por estas coisas, dando demasiada importância ao mal. Deus é maior que o mal e já o venceu na cruz. Mas nós temos de ajudar, não recorrendo a certas práticas! Deus criou-nos livres, mas não se esqueçam que as consequências das nossas escolhas também afectam os outros.
Devemos procurar Deus pelo amor e não pelo medo! É caminho “errado” procurar Deus por termos medo ao mal, mas sim procurarmos Deus por amor, sabendo que pelo Seu amor estamos protegidos do mal.

Oração:
Jesus tira-nos as escamas dos olhos para vermos que tudo podemos, mas nem tudo convém. Se o que não convém já se tornou um vício, ajuda-nos a deixar estas amarras. Amén


Leituras:
Nova Era e Esoterismo
Livro “Os Jovens e o Esoterismo”, Paulus

20 comentários:

Isabel disse...

Obrigada MEU SENHOR E MEU DEUS pela libertação espiritual que por tua Graça e Misericordia concedes-Te a esta minha irmã em CRISTO e, pela coragem que dás aos meus irmãos, para denunciarem tudo o que não é de TI
É um accto de amor, de serviço, de evagelização.
Pelo meu percurso de caminhada na fé tambem eu junto a minha vóz para dizer! que esta irmã fala de uma verdade que para muitos pode parecer exagerada! Mas acreditem que não é.
Daí a importancia de se falar/denunciar esta verdade e estarmos sempre vigilantes, para que não caimos na tentação.

È em minha opinião de grande importancia que não só denunciemos , mas que como Igreja de JESUS CRISTO que somos, saibamos acolher com compreenção e fraternidade todos os que sofrem, os que sentem a falta de calor humano, e em especial os que andam perdidos em busca de respostas para preencherem o vazio que sentem e que os leva muitas vezes a irem por caminhos enganadores onde com sorrisos e promessas de soluções para todos os males, ou apenas lhes enaltecendo o ego lhes lançam as redes que os arrastam para as águas sujas de onde ficam atolados.
Pergunto! Com todo o respeito que tenho pela minha igreja, não teremos nós alguma responsabilidade pelo que está a acontecer?
Que DEUS nos ajude a sermos indicadores do caminho, da verdade e da vida, da paz e do amor
Jesus Cristo
Porque será que não falamos mais de JESUS VIVO e actuante junto de nós e em nós?
Dos maravilhosos encontros de oração de libertação e cura que acontecem em Fátima ou noutros locais onde se dão Graças de JESUS tão ricas, tão cheias da Sua ação e Paz, que nos levam a ver e a aceitar a vida de uma maneira nova e diferente? Temos que testemunhar mais da nossa experiencia de vida e amizade com DEUS e com Maria, para credibilizarmos JESUS quando nos disse que o reino está próximo..que está conosco até ao final dos tempos..que ELE em nós é a nossa força...que todos os que se arrependem pedem perdão e creem NELE, são recebidos no seu SAGRADO CORAÇÃO onde sentimos a Paz
verdadeira...onde saciamos a nossa sede na água da vida que JESUS nos dá..seguir JESUS leva-nos a mudar muito em nós numa constante perseverança, e oração, mas as compensações interiores são maravilhosas.

Senhor JESUS ajuda-nos a aceitar e cumprir a TUA DIVINA VONTADE.

Peço a S. Miguel Arcanjo, S. Gabriel Arcanjo,S. Rafael Arcanjo e todos os Coros dos Anjos Celeste e á Virgem Maria nossa Santissima Mãe, vinde em nosso auxilio e do mundo inteiro, de toda a humanidade

Pai Santo em nome de JESUS eu vos peço que envieis o vosso ESPIRITO SANTO SOBRE TODA A TERRA. AMEM

Isabel Gomes

Ps- Peço desculpa por o meu comentario ser tão extenço

Fa menor disse...

O teu texto vem ao encontro do que penso e sempre pensei.

afirmo-me e sempre me afirmei não supersticiosa.
algumas/muitas pessoas temem e vão atrás de certas coisas para que nada de mal lhes aconteça, por ex: dantes eram cartas que se recebiam e que se tinham de fazer não sei quantas cópias se não!!!... agora isso chega-nos por email... e pasme-se: montes de papéis que colocam nos altares das igrejas e capelas, que quando dou com eles são rasgados pelas minhas mãos imediatamente, às vezes perante o olhar aflito de alguém... (ai, e agora o que te vai acontecer???)
A mim????? ora!!!...
"Quem a Deus tem nada lhe falta"!!!

Beijos, Maria.

mafaoli disse...

Que Deus nos ajude a discernir o bem do mal.
Obrigada amiga

Pena disse...

Linda Amiga:
As lições que a vida nos dá são inesquecíveis e estão sempre presentes em nós.
Apesar, dos contratempos e adversidades que descreve seguiu o caminho Dele e fez bem.
Jesus era um um homem bom e praticou o bem.
Desabafou, é o que tem importância.
Alterou a tempo a sua vida com sensatez e sobriedade e isso deixa-me feliz.
Parabéns pelo sincero Post. Faz enternecer e maravilhar.
Beijinhos amigos de amizade sincera.
Sempre a respeitá-la e a estimá-la.
Com admiração.

pena

MUITO OBRIGADO pela sua visita.
Retribuo o beijinho.
Bem-Haja, simpática amiga de bem.

Tetê disse...

Oi Maria João! Fiquei feliz com sua visita e agora que li seu post, mais feliz ainda por ter aceito o convite para visitá-la! Satanás é ardiloso... ele nos faz pensar que as coisas dele são boas! Precisamos estar sempre em oração. Eu também faço parte da Renovação Carismática! Posso ser sua seguidora? Beijos e bom final de semana! Tetê - Manancial

Laurie Queiroz disse...

Olá caríssima. Uma santa Quaresma pra vc também.

Que Deus te abençoe. Bjs no coração.

Pelos caminhos da vida. disse...

Obrigada pela sua visita, serás um prazer te receber mais vezes.

Fim de semana iluminado.

beijooo.

Marlene Maravilha disse...

Deus está sempre conosco, mas nós, as vezes, escapamos pelas tangentes.
Temos que tomar cuidado sim, com as mensagens subliminares, que estao por detrás de muitas coisas que vivemos. As vezes achamos que sao coisas boas, mas o diabo, o nosso inimigo e adversário, anda ao nosso rededor, bramando como leao buscando a quem possa tragar."
Por isso, que o nosso discernimento espiritual possa ficar agucado e assim nos livramos de cooperar com os atalhos.
Gostei muito do texto. Edifica nossas vidas e nos dá aprendizado!
Um excelente final de semana!
beijo

teresa disse...

foi muito bom lêr este texto á coisas que eu já sabia , outras que aprendi agora contigo ..
a caminhada na fé é longa e é bom ter irmãos a ajudar-nos a caminhar revelando-nos este mal mascarado de bem , obrigada ...

beijinhos ..

Tetê disse...

Oi Maria João!Feliz de ter te encontrado no Manancial! Obrigada pelo carinho!! Bjks e um final de semana abençoado! Tetê - Manancial

Canela disse...

Maria João;

maravilhosa partilha e ensinamento de vida, e vida em Cristo.

Que Deus N. Senhor, continue a abençoar-te.

Beijinho fraterno

Paulo disse...

Adorei o que aqui nos deixaste. Na verdade, muitas vezes somos confrontados com essas "salvações" de momento, quando realmente somente Deus nos salva.

Ailime disse...

Maria João,
Um extraordinário "post" em que explicas de uma forma concisa e clara os males que nos espreitam e que tantos por eles se deixam enredar.
Que Deus nos ajude a todos a segui-Lo pois Ele e apenas Ele nos poderá socorrer.
Deixo-te um grande beijinho e bem-hajas por teres abordado este assunto que por vezes se torna tabu mas que deve ser esclarecido da forma como o fizeste.
Votos de uma semana feliz na paz do Senhor.
(Grata pela tua visita ao meu cantinho).

Dennys Reys disse...

Que o Senhor possa nos dar discernimento para realmente sabermos ver o que é de Deus e o que não é.

Nova Civilização disse...

Olá Maria joaõ,

obrigada pela partilha. Foi muito bom ler esse seu texto e fiquei feliz no que escreveste pois muitos são os enganos e você soube muito bem nos conduzir a mensagem. Queremos muito o imediatismo da vida, as respostas e aí... pela nossa ansiedade e busca ilusória procuramos caminhos que na realidade só servem para nos desviar, retirar da nossa rota principal.É importante fazermos essa evangelização, essa entrega ao próximo pois muitas são os que se enganam, não porque querem, mas por falta de orientação, por engano! Gostei muito da partilha,

abraços fraternos

Gisele

Mari disse...

Oie amiga, muita saudade, muito bom seu texto, significativo. O inimigo é voraz, cobra verdadeira, entra das mais variadas formas e meios. Não que fiquemos obsecados, mas é uma verdade pura, que possamos ficar atentos.

Por hoje consegui vencer!
Enfim,diante de seu texto e minha vida, eu sou um milagre! Rodei muito até chegar a Deus, perdi por vezes a direção, mas encontrei a fiel promessa!

Beijos com amor, bom Domingo!

Reninha disse...

Muito bom esse post, interessante e agregador de conhecimento! Deus te abençoe!

Marlene disse...

Gostei do blogue... já me tornei seguidora... :)
E gostei particularmente deste post... é um tema que me interessa bastante!
Sabes, eu nestas coisas sou muito: "pão, pão, queijo, queijo"... rio-me destas coisas: signos, tarot, "estados de alma"... epá... ou se é de Deus ou nao se é! Não se pode servir 2 senhores ao mesmo tempo... portanto, não ligo nada às tais correntes de emails, sms ou cartas... não tenho nenhum amuleto em específico, mas gosto de ter "coisinhas" benzidas no meu porta-chaves... mas não são essas coisinhas que me dão fé... que transformam a minha fé... Deus sim, esse é o meu Senhor e é Ele quem alimenta esta fé que trago em mim... é Ele o meu porto de abrigo, a minha âncora! E como li aqui algures nestes comentários: "Quem a Deus tem, nada teme!"
Um dia, o meu pai fez obras na parte de baixo da casa, onde fica o meu quarto (único na parte de baixo). No dia de Páscoa o padre foi lá, chamou os meus pais e disse-lhes que não era bom eu estar lá sozinha! Era preciso cuidado com o que lá sentia... lol... Quem a Deus tem, nada teme... Satanás tenta-me em todo o lado... não há-de escolher o meu quarto pa me fazer mal! Sinto-me abençoada por Deus e por isso não tenho medo! :)

malu disse...

Maria João,

Acho muito oportuno este teu post e muito elucidativo.

Não segui ainda os linques propostos e por isso não sei se deveria ainda acrescentar a esta lista,o Yoga e outras práticas do género, para as quais o Fr.James Manjackal nos chama a atenção e tão bem explica na sua Página o engano que igualmente são. Outras espécies de "Meditação" enganosas e como referiste, mas cá deixo o nome como exemplo e pelo menos.

Beijinhos.

Cláudia Ramalhosa disse...

Depois de ler este post e respectivos comentários, não posso deixar de sentir pena de quem o concebeu e de quem o apoia. Não são mais que mentes pequenas que renegam tudo o que está à sua volta, tudo o que existe - energia. O reiki nada tem a ver com religião, muito menos com práticas satânicas como estupida e infundamentadamente referes neste texto. E garantidamente que não praticaste reiki - alguém o praticou em ti. Poderás, eventualmente, ter sido enganada quanto a essa prática. Mas isso pode acontecer em qualquer actividade, em qualquer lado, especialmente na Igreja. Quanto à meditação, quizzes de facebook, músicas "satânicas", recordo-me que há uns meses atrás, não muitos, tinhas no teu perfil deste blog um interesse engraçado sobre música dos Metallica. Chega de hipocrisia. Vão lá acenar ao Papa e ajudar a enriquecer ainda mais a maior Instituição do mundo.