sexta-feira, agosto 30, 2024

 

Na Igreja não há cargos

 


O próprio Jesus “estremeceu de alegria sob a ação do Espírito Santo” (Lc 10, 21)

Já repararam nesta passagem da Bíblia? Jesus estremeceu, ou seja, sentiu uma alegria imensa, sem explicação. E lembram-se porquê? Porque os discípulos tinham voltado da sua missão cheios de alegria por terem ajudado outras pessoas e por terem, inclusive, libertado muitas das mãos do maligno.

Jesus, que é Deus, podia limitar-se a fazer tudo sozinho, por ser o Todo-Poderoso. Mas preferiu partilhar com cada um de nós a alegria de se amar. Não quis que fossemos meras marionetas na sua mão ou escravos.

Então por que razão sentimos, mesmo dentro da Igreja, inveja dos sucessos (no sentido espiritual) dos nossos irmãos? Por que existe a mania do “cargo”, de ser dono disto tudo?

Sigamos o exemplo de Jesus e estremeçamos de alegria pelo bem dos outros…



quarta-feira, agosto 21, 2024

 

Os amigos do Purgatório


“[O Purgatório] é uma invenção genial da parte de Deus.” As palavras são da mística Maria Simma, que teve o dom de receber e ajudar as almas do Purgatório. Atenção: ela não chamava estas almas, elas é que apareciam por vontade de Deus. Não se trata de espiritismo e de falar com mortos, pois isso não é de todo da vontade de Deus (Dt 18, 10-12).

Nesta entrevista, dada à irmã Emanuelle, faz um resumo de como podemos ajudar imenso estas almas que estão a purificar-se para entrar no Reino de Deus. Fala-nos, também, de como a Mãe as ajuda neste tempo de expiação e, tal como ensina a Igreja, diz-nos que o grande sofrimento destas almas se deve ao conhecimento de que não amaram como nos ensina Deus.

Infelizmente, hoje em dia, não se dá a devida atenção às almas do Purgatório. Acha-se que é coisa do passado, crendice, há quem tenha medo… Nada disto faz sentido. Deus é Amor e Misericórdia, por isso nos dá mais este estado [o do Purgatório] para nos poder salvar. Estas almas precisam das nossas orações e estão sempre prontas a orar por nós. Não as abandonemos! São nossos amigos!

 O impressionante segredo das almas do Purgatório

Notas biográficas de Maria Simma


PS: Cuidado com alguns vídeos que circulam sobre Maria Simma. Nem tudo é verdade. 



segunda-feira, agosto 12, 2024

 

Cristão também pode ter ansiedade!

 


Vamos parar com o jugo pesado de se achar que o cristão não pode ter ansiedade. Não me refiro à ansiedade normal, mas à que se torna uma perturbação psicológica. Aquela que causa um enorme sofrimento e que incapacita a pessoa de fazer as coisas mais banais.

O cristão não está livre deste ou de qualquer outro problema psíquico. Mas, admito, tem a mais-valia de ter a fé e o amor por Jesus e de ter a Palavra de Deus que, até já no Antigo Testamento, nos ensina a prevenir e a lidar com a ansiedade. Partilho estes dois vídeos de uma psicóloga católica, que têm ajudado muitas pessoas.

Atenção: estamos a falar de um problema que pode ser muito incapacitante e que exige a procura de apoio médico e psicológico. Estes vídeos são apenas uma ajuda, não substituem o acompanhamento individual.

Estratégias comportamentais para lidar melhor com a ansiedade - https://www.youtube.com/watch?v=YBA2dafcIXo

Use a ansiedade a seu favor - https://www.youtube.com/watch?v=1S6g4oUJY0s

 A quem ainda acha que a perturbação da ansiedade (a depressão, fobias, entre outras) são “frescuras” da pessoa, sobretudo da cristã, peço que pare para pensar que pode estar errado. O sofrimento é demasiado grande e merece o maior respeito…

Deus vos abençoe!


 

terça-feira, agosto 06, 2024

 

Ser indulgente com o outro

 


Vou partilhar este artigo (em baixo) do Canção Nova, porque é um grande ensinamento. Será que somos indulgentes? Por outras palavras, perdoamos de maneira a voltar a falar com a pessoa como se nada tivesse acontecido?

É isso que Jesus faz connosco. Fazemo-lo também? Pessoalmente, descobri que ainda tenho algumas arestas a limar nesta questão da indulgência… Admito que ainda não tinha pensado nisto. Mas é libertador descobrir o que ainda temos a melhorar com a graça de Deus.

Que Jesus nos dê a graça de sermos indulgentes. Dessa forma cumprimos a Sua Vontade, recebemos ainda mais paz interior e ajudamos o nosso próximo a perdoar-se a si mesmo…

Aqui fica o artigo: https://blog.cancaonova.com/diarioespiritual/livros/2a-carta-aos-corintios/eu-tambem-posso-ser-indulgente/