sexta-feira, novembro 29, 2024


Ir a Jesus com canadianas e bengalas

 


Admiro imenso as pessoas idosas que, mesmo quando mal conseguem andar, vão à Missa. Com canadianas ou bengalas, com passo vagaroso, lá vão elas estar com Jesus, receber Jesus. Algumas delas estão no coro, no grupo de leitores…

Quando se ama Jesus, quando a fé não é uma fezada e uma crendice, é isto que acontece. Sabe Deus as dores que sentem… Mesmo assim vão. E vão com um sorriso no rosto e no olhar e saem da Missa ainda mais felizes…

Seguir Jesus, amar Jesus implica evangelizar, levar a Boa Nova, ser missionário. Cada um com o seu talento, no local onde Deus o coloca. Não importa a idade. Abraão também era velho. Deus abandonou-o? Não!

Que os jovens olhem para estes ‘avós espirituais’ e aprendam a amar Jesus em todos os momentos. E que aprendam a dedicar o seu tempo a Quem mais os ama, a Quem morreu por eles na cruz. Ámen.


domingo, novembro 24, 2024

 

Amar os últimos…

 


E quem são estes últimos? Neste caso específico, são os que estão presos. Em Mt 25, 36-40, Jesus diz-nos que quem visitar um preso, é a Ele que se visita. Esta é uma das ‘medidas’ de amor com que seremos julgados no fim dos tempos.

Ao falar disto na catequese, a crianças entre 9-11 anos, percebi o quão indignadas ficaram por Jesus pedir um gesto destes. É normal, são crianças. O problema é que esta indignação também é sentida pelos adultos e alguns – se calhar, muitos – até são pessoas que gostam de ir à Igreja e que dizem que amam a Deus.

As palavras de Jesus tornam-se um escândalo. Mas como é possível amar bandidos, pessoas que fazem mal aos outros e que estão atrás das grades? Pois é! Nem sempre é fácil. Mas é o que Jesus nos pede. Porquê? Porque Ele também perdoou aqueles que o mataram. Ele também sofreu e morreu por eles.

A Pastoral que se dedica à visita das prisões tem permitido salvar várias almas. Almas que cometeram crimes – alguns graves -, mas que, após conhecerem Jesus, mudam mesmo de vida. Nem que seja uma só alma, já vale a pena.

É preciso transmitir, desde a infância, que qualquer pessoa é digna do amor de Deus. Cometeram um crime, têm de pagar pelo que fizeram, mas continuam a ser filhos de Deus… Continuam a ser nossos irmãos e irmãs. Quer queiramos, quer não…

PS: Quem não pode visitar, pode sempre orar e entregar sacrifícios para a sua conversão. 

 

sexta-feira, novembro 15, 2024

 

As almas do Purgatório precisam de nós!

 


Cresci a ter pavor das almas do Purgatório. Mas, hoje, sei que o Purgatório é um dos pontos mais altos da misericórdia e do amor de Deus. Até à última, Ele luta pela nossa salvação.

Mas estas almas precisam das nossas orações. E muito! Elas apenas podem rezar por nós, por elas próprias já não podem fazer mais nada. O sofrimento que sentem é porque veem como ofenderam a Deus. Sentem remorsos, mas sabem que têm de reparar o que fizeram antes de entrarem no Céu. Ofereçamos orações por elas. Orações, jejum/abstinência, Missa, adoração, indulgências, etc. Ajudemo-las, pois são nossas irmãs em Cristo!

Só Deus sabe o que uma Avé Maria ou um Pai Nosso, rezados com amor, poderão fazer a uma alma…

PS: Recomendo que leiam este livro sobre o Purgatório. Tem Imprimatur. 

https://santidade.net/artigos/doft-purgatory.pdfhttps://santidade.net/artigos/doft-tragedy.pdf (este é sobre tragédias)



sábado, novembro 09, 2024

 

A necessidade virou um grande amor

 


Procurei-Te, Jesus, por necessidade. Já lá vão uns anos. Hoje, mesmo perante o sofrimento e a incerteza, quero ir Ter Contigo por amor e não apenas por necessidade. Fiquei farta de Te procurar apenas por precisar disto ou daquilo… Como é maravilhoso, mesmo no meio da tempestade e da incerteza, ir Ter Contigo por amor… Está aqui o segredo da vida em abundância que nos queres dar (Jo 10,10)…

Mas, Senhor, também sabes que só consigo sentir este amor – ainda tão imperfeito e pequenino -, graças ao Espírito Santo que me envias para a maior glória do Pai. Não permitas que me afaste de Ti, que Te volte a abandonar, que volte a viver a fé apenas a pensar na necessidade disto ou daquilo… Sem Ti, nada consigo! (Jo 15, 5)

O Teu amor por cada um de nós é tão maravilhoso… Sofreste e morreste na cruz por pecadores, por nós que te abandonamos todos os dias, por aqueles que te vão negar para sempre… Choramos por tanta coisa. Por que razão não nos vêm lágrimas aos olhos quando pensamos na Tua cruz, na Tua solidão nos altares, na dor que sentes quando fazemos asneira… Ajuda-nos, pela intercessão da Mãe, a ir ter Contigo por amor e não apenas pela necessidade. Ámen.


segunda-feira, novembro 04, 2024

 

O sofrimento não tem a última palavra


Ouvi um testemunho no Canção Nova que me tocou muito. Um jovem, diagnosticado com cancro em estádio avançado, entregou o seu sofrimento pela salvação das almas do Purgatório. O irmão contava que ele é que dava forças à família, apesar do enorme sofrimento que estava a viver. E ainda pensava nos outros, naqueles que ele nem conhecia…

Acredito, sinceramente, que o sofrimento não tem que ter a última palavra. No caso deste rapaz, que já deve estar bem junto a Jesus, a sua vida final, nesta terra, serviu para nos mostrar isso: o sofrimento não tem que ter a última palavra.

Mesmo quando dói muito, quando parece que não há uma luz ao fundo do túnel ou, como aconteceu com este rapaz, mesmo quando sabemos que a nossa vida neste mundo está a chegar ao fim, podemos vencer o sofrimento.

Como? Entregando-o nas mãos de Jesus, oferecendo-o pelas almas do Purgatório, pela salvação da nossa alma, para os nossos filhos sofrerem menos, pelas dores de Jesus e da Mãe…

Jesus, em todo o calvário, mostrou-nos que a atitude tem de ser esta: pode doer muito, pode ser aflitivo, mas o sofrimento não vai ser inútil. No caso de Jesus, permitiu a nossa salvação eterna…

Ajudai-nos, Jesus, através da intercessão da Mãe, a abraçar a cruz para que o sofrimento não tenha a última palavra. Ámen.

 PS: Podem ouvir o testemunho AQUI.

sexta-feira, novembro 01, 2024



No meio de tanto trabalho, de tantas dificuldades, é aí que aprendemos a orar com o coração...