terça-feira, janeiro 20, 2009

EU VI O SENHOR!

Lembram-se de ter feito o Seminário Vida Nova no Espírito? Aqui fica o testemunho que saiu no jornal Labat.

Todos nós gostamos de guardar lembranças. Pode ser uma carta, um e-mail, uma foto ... Mas, não se pense que guardamos apenas bens materiais com um valor sentimental. Infelizmente, também temos o hábito de guardar os dons do Espírito Santo que recebemos no baptismo e que, muitas vezes, renovamos no Crisma. E que dons são esses? Aqueles que aprendemos na catequese e dos quais ouvimos falar, de forma especial, no Pentescostes: Sabedoria, Conselho, Entendimento, Temor a Deus, Piedade, Fortaleza e Ciência. Todos estes dons estão dentro de nós desde o baptismo.

De todos nós que fomos baptizados, independentemente de optarmos por seguir Cristo. Ao longo das 11 semanas do Seminário Vida Nova no Espírito e, principalmente depois da Efusão do Espírito, apercebi-me de como “enterramos” estes dons gratuitos de Deus Pai. Dons esses que nos permitem - com a ajuda das virtudes da Fé, Esperança e Caridade - receber carismas que nos ajudam a caminhar com Cristo.

Uma caminhada que na leva a ver o Caminho, a Verdade e a Vida, ou seja, o Rosto de Jesus Cristo em cada momento da nossa vida. Nos bons e maus momentos, no trabalho, nos estudos, em casa, na Igreja... Ele está a sorrir e a estender a mão para cada um de nós... Sejamos padres, freiras, irmãos, seculares, leigos... E como Jesus é lindo! E, com palavras doces e suaves, diz-nos, como à Beata Madre Teresa de Calcutá:” Vem, sê a minha Luz!”

A Efusão do Espírito Santo despertou em mim os dons de Deus. Fez-me tirá-los da caixa, para que através dos carismas que Deus Pai me quer dar, possa dar frutos para a Igreja, para o nosso próximo. A Efusão do Espírito foi, de facto, um renascer, uma vida nova no Espírito! Pude dizer, como Maria Madalena, que... vi o Senhor! (Cfr Jo, 20, 18)

Desde então, sinto, a cada segundo, que Jesus me envia cada vez mais o Seu Espírito, através da poderosa intercessão do Imaculado Coração de Maria, para a maior glória do Pai. Vai-me moldando como o oleiro molda o barro. E, neste meu “vaso” cheio de imperfeições, Ele vai-me dando o que preciso para O amar sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. E, à medida que me vai moldando, faz-me viver o Evangelho, lembrando passagens da Sua Palavra que me ajudam a caminhar neste mundo cheio de buracos e pedras.

E o Seu Espírito conduz-me por vales mais ou menos tenebrosos, sem me dar a conhecer de onde venho e para onde vou, como acontece com todos os que nasceram do Espírito (Cfr Jo 3, 8). Ilumina-me e mostra-me ainda que os frutos dos dons e carismas de Deus produzem sempre “amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, auto-domínio” (Gl 5, 22-23). Obviamente, não me tornei perfeita com a efusão do Espírito Santo. A perfeição só se alcançará na Vida Eterna. E este meu “vaso” tem muitas imperfeições... Mas, descobri como Deus Pai nos dá, de graça, dons que se devem multiplicar, através do Amor, para o nosso bem e do próximo. Dons e carismas que nos ajudam a deitarem fora o pecado.

Jesus não está longe! Está dentro de nós, cheio de Paz, Misericórdia e Amor. Abramos as portas a Cristo e deixemos o Espírito Santo soprar para a maior glória do Pai! Jesus precisa muito de nós! O mundo vive cada vez mais com um pé assente no materialismo e outro nas práticas esotéricas de novas seitas. Há uma sede de Deus muito grande! É urgente tirar os dons de Deus da caixa e, ao sabor do Espírito Santo, lançar as sementes da Boa Nova, como Jesus nos pede! (Mt 28, 19-20) Lembrem-se das palavras que Jesus disse à Beata Madre Teresa de Calcutá - e a outros santos - e que continua a dizer a cada um de nós: “Vinde, sê a minha luz!”. Estamos à espera de quê? Deixemos o Espírito Santo agir e sejamos a luz de Cristo! Não deixemos os dons dentro da caixa...

14 comentários:

joaquim disse...

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pena disse...

Simpática Amiga:
Jesus era um Homem bom que fazia o bem. Conquistou a Humanidade toda pela Sua pura beleza interior em tudo o que fazia. Ensinou-nos a honestidade, a solidariedade, a amizade e o amor entre todos os povos do Mundo.
Admiro a sua crença Nele. Se acredita no Seu imenso poder que, respeito e o faz por amor ao próximo, é linda.
Há sempre princípios e valores educacionais de uma enormidade preciosa existentes em nós desde a infância e que perduram eternamente que devemos acreditar e viver no dia-a-dia.
Um sentimento maravilhoso e extraordinário do seu imenso valor na Sua palavra que nunca fez mal a ninguém, pelo contrário.
Perfeito sentir!
Beijinhos de um respeito e estima gigantes e que a consideram pelo seu fantástico sentir pessoal, social e humano.
Com cordialidade e amizade enormes...

pena

OBRIGADO pela simpática visita, amiguinha.

Pena disse...

Desculpe, amiga, vou colocar o seu Link no meu "cantinho" sem autorização. Desculpe.
Tem valores que admiro e estimo.
Com sincero respeito e consideração

pena

Acredite sempre no que sente. No que é e, está, presente em si. Está bem...?

Luna disse...

é verdade Deus esta dentro de nós só temos de o encontrar
Bj

Anita disse...

Amigos são como as flores no jardim da vida.
Começam com a semente da confiança, regada com lágrimas e sorrisos, e crecem com lealdade e amor.
A tua amizade fez o meu jardim muito mais bonito.
Gosto muito de ti.
Beijinhos.
Fica bem. Fica com Deus.
Anita (amor fraternal)

Unknown disse...

O título do teu blog fez-me pensar no meu retiro, em Singerverga, há dois anos atrás precisamente no
dia litúrgico de S. Bento. Lá escrevi o seguinte, que deixo aqui:

Nada, absolutamente nada…
(Sobre a Regra de S. Bento)

Nada anteponhas a Cristo!
Nada, absolutamente nada
Anteponhas a Cristo!

Que bela lição de vida
Que exigência de seguimento
daquele que chama para si
a totalidade da pessoa:
a vida, o coração, o corpo,
as coisas e os bens
o tempo e o espaço.

Nada absolutamente nada…

Quão difícil é seguir Cristo
Com a verdade da vida total
Não fragmentada.

Ensina-me, Senhor,
Por intercessão do Pai dos Monges,
O patriarca S. Bento,
A ter-Te como essencial
Na minha vida.

disse...

Olá!

que bom que continuas a saborear os frutos desse tempo!
que o mundo à tua volta se vá transformando através de ti.

Um beijinho

Renata Cavanha disse...

A paz de Jesus..estou repassando um recadinho do Paulinho do blog Tribo Catolica... Roubaram a senha dele de blog, caso receba algum recadinho dele cuidado pode ser vírus...(resolvi entrar nos blogs que sempre comentam no blog dele para deixar este recadinho...msg que ele enviou:
Paulinho(tribo Catolica) disse...

"renata faz um favor pra mim, sou Paulinho do Tribo Catolica, fui alvo de hacker, num sei como foi so uso o pc de casa, mas roubaram a senha do meu blog, divulga aew na galera q na comentem mais la no blog, se aparecer algo de estranho la não foi eu q postei.
em breve etarei fazendo outro blo e adiciono vcs"

a paz de Jesuskimps

Canela disse...

Este "selo" que recebeste.
Desde que bem alimentado, jamais perderá a sua força....

Lovado seja N. Senhor e N. Deus!

Ailime disse...

Maria João,
Lindo testemunho e exemplo para todos nós a forma como te entregas a Cristo e às causas do Pai!
Que o Espírito Santo continue a agir em ti e te continue a iluminar para ires derramando o teu amor sobre todos os irmãos.
Beijinhos.

Mariana disse...

O Amor está no ar com certeza!! rsss
Que Deus te abençoe e te guarde querida!
Beijos,
Mari

Unknown disse...

Jesus está sempre e sempre esteve comigo desde que nasci.
Sempre senti isso.
Mas o meu vaso ás vezes é roto e sujo sem água.
Mas tento renovar sempre a terra quando estou pensativa.
Abraço
MAnuela

Marlene Maravilha disse...

Há, com certeza, uma sede de Deus muito grande no mundo!
Sejamos a luz do mundo para estas pessoas!
beijo e um final de semana feliz!

casualidade disse...

DEUS sabe onde estamos, e o que queremos, não tenhais dúvidas do Amor de Deus: Somos indignos de Deus mas não soms incapazes de nos tornarmos dignos dele